ALTERNATIVAS PARA SAFRA DE INVERNO

Por Dr. Guilherme Victor Vanzetto.

A Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB acompanha constantemente a safra de grãos, monitora o desenvolvimento das culturas no país e faz levantamentos constantes sobre a produtividade Brasileira. Essas informações são importantes para resolver os desafios da agricultura, da segurança alimentar e nutricional bem como do abastecimento do país.

Os volumes de precipitação contribuíram para a recuperação do armazenamento hídrico sem prejudicar a colheita da soja e o preparo das áreas para a semeadura de inverno. Com exceção do Centro-Sul do país onde predominou tempo seco e pouca umidade para o preparo do solo. As temperaturas foram amenas proporcionando uma menor evaporação mantendo a umidade do solo adequada para semeadura na maioria das regiões.

A safra de soja no estado do Rio Grande do Sul alcançou as estimativas da Emater/RS atingindo uma área semeada de 6,5 milhões de hectares. Em contrapartida a safra de milho projetada foi de 831,786 mil hectares, uma diferença de 5,6 milhões de hectares em área semeada. Mesmo descontando as áreas de produção de milho silagem (398,587 mil ha), arroz (957,185 mil ha) e feijão (32,020 mil ha) o déficit de área semeada fica na casa de 4,2 milhões de hectares, 64,6% das áreas cultivadas do estado não são exploradas pelas principais comodities.

Você consegue imaginar o impacto disso na economia do estado? Precisamos desenvolver materiais e tecnologias para ocupar essas áreas ociosas no inverno, outras culturas podem trazer benefícios econômicos e fazer o estado prosperar. O Grupo Kaizer está empenhado no desenvolvimento de novas cultivares e alternativas para sua safra de inverno. Fique atento as novidades.

Referências:

CONAB. Boletim da safra de grãos. Disponível em: https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/graos. Acesso em: junho de 2023.

EMATER. Acompanhamento de Safras. Disponível em: https://www.emater.tche.br/site/info-agro/acompanhamento_safra.php. Acesso em: junho de 2023.