SAFRA DE INVERNO
Por Dr. Guilherme Victor Vanzetto
O Rio Grande do Sul apresenta um clima subtropical húmido. No entanto o estado possui uma grande extensão territorial e relevos diferentes, o que pode gerar variações climáticas significativas entre suas regiões. No geral, o clima é caracterizado por quatro estações distintas: verões quentes e úmidos, outonos amenos, primaveras com temperaturas agradáveis e invernos frios e úmidos.
O inverno (junho a setembro) no Rio Grande do Sul é frio, com temperaturas médias entre 5°C e 15°C. Nas regiões mais elevadas, como a Serra Gaúcha, é comum ocorrerem geadas e, eventualmente, até mesmo neve. As chuvas ainda ocorrem, mas são menos frequentes. As frentes frias e a elevada umidade do ar derrubam as médias de temperatura, exigindo que as culturas de inverno sejam tolerantes a essas características.
Novas cultivares com esses atributos vêm sendo desenvolvidas pelo Grupo Kaizer, pensando em trazer novas possibilidades aos produtores, benefícios econômicos e prosperidade ao setor. Culturas tolerantes ao frio, de clico precoce, com capacidade de melhorar o solo, disponibilizar nutrientes e gerar renda no período de inverno.
Já pensou em uma safra de inverno? Fique atento às novidades do Grupo Kaizer.